Slideshow e44


30º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, em Lisboa


Decorreu nos dias 15 e 16 de novembro 2018, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, o 30º Congresso, organizado pela Associação da Hotelaria de Portugal, sob o grande tema: Turismo - Que Futuro Queremos?




De salientar, desde logo, o belíssimo local escolhido, o Pavilhão Carlos Lopes, uma bela peça do património de Lisboa, sobre o parque Eduardo VII, por outro, a excelente organização de todo o congresso.



No primeiro dia, destacamos o primeiro painel da tarde, com a presença dos Presidentes das Câmaras de Lisboa, Cascais e Almada.



Tensões, Conflitos e Oportunidades nas Áreas Metropolitanas

Abordou-se:
 A necessidade de manter um equilíbrio entre Residentes e Turistas;

Os problemas decorrentes da carga turística sobre o território e, nomeadamente, a limpeza e a higiene.

Todos os presidentes estão empenhados em melhorar o seu concelho para o turismo;

Não faz sentido a existência de concorrência entre Municípios. Há que haver cooperação e é vital que todos tenham sucesso. 
O objectivo é atrair turistas para Portugal.

O Presidente da Câmara de Lisboa, que o problema do "Overturismo" ou de demasiado turismo não se coloca. Há que cuidar das zonas onde há mais pressão turística mas "não podemos tomar a parte como um todo", afirmou.





Painel 4: Hospitality with a Twist



Uma abordagem à inovação trazida pelos hostels; novas formas de alojamento; desafios na promoção e distribuição nos hostels.

O 2º dia de congresso, mostrar-se-ia muito interessante.



Destacamos os 2 painéis da tarde, com a moderação em ambos de Rodrigo Machaz.




O painel 6
Negócios à Mesa

Com participação dos chefes José Avillez e Rui Paula, como de, Viviane Leote e Duarte D`Eça Leal.



Nos restaurantes há conversas...não ter um restaurante num hotel é perder uma parte substancial deste negócio, que é convívio, o conhecimento, animação, a experiência...

Destacou-se a importância de existirem (bons) restaurantes dos hotéis, com um bom conceito, boa gastronomia, com entretenimento, que seduza pessoas bonitas e clientes com poder financeiro.

A importância da restauração como industria do entretenimento. São estes agora os restaurantes de sucesso.

O Painel 7
Tendências do Turismo: dois olhares de fora

Este painel, teve como oradores Claus Scendlinger, fundador e presidente da Design Hotels, AG, bem como do arquitecto Português, Aires Mateus.



Falou-se, das tendências no turismo, do ir à procura do que os clientes desejam, e que esse desejo é muito variável conforme as nacionalidades e culturas de origem dos turistas.

Muito interessante, foram as respostas dadas ao conceito do luxo nos tempos de hoje.

Sabendo que em cada momento da história a escassez sempre determinou o valor das coisas - quanto mais escassa mais valiosa -, o luxo do século XXI está intimamente ligado ao tempo, ao silêncio e à autenticidade.

"Cada vez teremos que pagar mais caro para desfrutar, por exemplo, do silêncio", afirmou C. Scendlinger.  

 Desde da publicação do meu 2º livro, "Luxo e Charme na Hotelaria em Portugal", GB, Collection, em 2008, que salientei o Luxo do Tempo, do Silêncio e do Espaço, e por conseguinte, não posso estar mais de acordo.


Sessão de Encerramento

Realizada, pela Senhora Secretária de Estado do Turismo, Ana M. Godinho e pelo presidente da AHP, Senhor Raul Martins.




&