Slideshow e44


Luxury Portugal 2014/15



LUXURY PORTUGAL 2015

&


The Vintage House Lisboa
Nau 
Hotels & Resorts



Situado entre a Avenida da Liberdade e o Príncipe Real, o The Vintage House Lisboa é um charmoso hotel de cinco estrelas que prima pela sua discrição e elegância.



Com 56 unidades de alojamento (41 quartos Superior, 12 quartos Deluxe e 3 Suites), reflectem um estilo moderno com detalhes vintage, reforçados por quadros com fotografias da Lisboa antiga. 




Os quartos duplos e suites possuem janelas amplas, que permitem a entrada da imensa luz natural e as suites proporcionam o conforto extra de uma sala de estar.

De resto, todos os quartos estão dotados  da tecnologia mais avançada. 
Detalhes como o acesso WIFI gratuito, sistema de som com docking station para iPod/iPhone e ligação USB, telefone, secador de cabelo, cofre, TV por satélite, televisão plasma, minibar, insonorização e ar-condicionado silencioso. 



Delicie-se com uma refeição no Vintage Restaurante
Bar, aprecie o melhor da cozinha Portuguesa e experimente um cocktail
no Snack-Bar Vintage.





 Quando o tempo o permitir, não deixe de ir ao Bar Panorâmico Varanda do Castelo.
 Aqui, irá deleitar-se com a vista sublime sobre a cidade de Lisboa
e o seu ex-libris, o Castelo de São Jorge.







O hotel dispõe de um SPA com ampla variedade de tratamentos de beleza e bem-estar. Apreciamos a massagem de pedras quentes e de aromaterapia com uma boa relação preço/qualidade.



No SPA poderá usufruir de sauna, banho turco, jactos de água, cascata de costas e duche Vichy e de uma piscina dinâmica interior aquecida.


De resto, na generalidade do serviço do hotel sentirá a simpatia natural do staff do The Vintage House, naquela que bem pode ser uma das suas moradas em Lisboa. 


AVEIRO 

Em Outubro continuamos pelo Norte, mais precisamente pela cidade de Aveiro, muitas vezes apelidada da Veneza Portuguesa.


Aveiro, é a capital do Distrito de Aveiro, situada na Região Centro, fica a 70Km a Sul da cidade do Porto.

A cidade de Aveiro representa um importante centro urbano, portuário, universitário e turístico, fruto de um desenvolvimento onde a modernidade e a tradição se conjugam.

Atravessada pela ria de Aveiro, esta é uma cidade encantadora com o colorido dos seus barcos moliceiros que fazem as delícias dos turistas que a visitam.


De destacar a sua arquitectura de estilo Arte Nova, o seu Mercado do Peixe, igrejas, museus, comércio com marcas internacionais e alguns bons restaurantes A não perder, a visita à Costa Nova com as suas lindas casinhas de riscas de várias cores.

A abertura da Universidade de Aveiro marca de forma singular esta cidade trazendo-lhe rejuvenescimento e dinamismo cultural e humano.


Nesta cidade iremos dar destaque aquele que é considerado o mais charmoso e romântico hotel de Aveiro:



Chegamos ao Hotel Moliceiro numa tarde de sol,num ambiente animado, repleto de turistas a passearem quer no Canal Central, nos famosos barcos moliceiros, mesmo em frente ao hotel, quer pelas ruas que o circundam.
Estamos precisamente no centro de Aveiro, onde tudo acontece, o ponto de partida ideal para descobrir a cidade a pé.


A recepção faz-se com cortesia e com um brinde de vinho do Porto.
Num hotel de charme onde a variedade de decorações dos quartos é grande, seria difícil antever o que me seria atribuído.


Efectivamente, a temática dos quartos, de suites a deluxe, é significativa e a escolha nada fácil. Prefere um quarto mais clássico, mais design, oriental, Chanel?


Coube-me uma suite virada para a Praça e para o Canal Central com um pequeno terraço no último andar.


Este é um hotel repleto de detalhes desde dos quartos ao bar e recepção.


O bar é, em muitas das noites, animado pelo piano constituindo um local ideal para um digestivo após o jantar.

De resto, o pequeno almoço em buffet é servido diariamente na zona do bar, com bastante variedade.



O Hotel Moliceiro não possui restaurante dai que terá que procurar uma alternativa gastronómica exterior. E existem diversas, e algumas bastante boas.


Ao nível da restauração não perca a nossa excelente sugestão: O restaurante Salpoente.


Sinónimo de tradição, gastronomia e inovação e design o restaurante Salpoente é na cidade de Aveiro uma referência inquestionável.


Localizado em dois armazéns antigos de sal, este é um restaurante especialista em Bacalhau mas com um toque por vezes irreverente. A este facto não é alheio ao talento do chefe que o dirige, Duarte Eira. 


Transmontano de gema, de Vila Real, Duarte Eira venceu o concurso "Revolta do Bacalhau" (com a proposta "O bacalhau da Noruega Assado numa Versão Contemporânea").



Deixe-se seduzir pelos Menus de Degustação "Sabores do Mundo" com 3 ou 6 pratos e com harmonização dos vinhos elaborado pelo chefe Pedro Alves. 
A carta de vinhos deste restaurante é excelente, e acompanhada sempre por um serviço de recomendação que não o vai deixar certamente mal servido.



De resto, o restaurante goza de uma decoração e de um conforto arrojado onde arte está sempre presente aliada à qualidade gastronómica. 



&

 Setembro vai ser dedicado ao Douro, já que é o mês em que as vinhas se enchem de agitação para mais um ritual das vindimas.

Pendant le mois de septembre nous écrirons sur la région du Douro.  





Partimos em direcção à região do Alto Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO em dezembro de 2001 como património da humanidade.

A região demarcada do Douro está dividida em três regiões principais, distintas na geografia e no clima, são elas: O Baixo Corgo, o Cima Corgo e o Douro Superior.


Trata-se efectivamente da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, título que lhe foi atribuído em 1756 por Alvará Régio do Rei D. José I.

Denso, colorido, magistral o Douro é rio, vinha e uma paisagem de cortar a respiração. Mas é hoje, igualmente, gastronomia, hotelaria de charme, glamour...

O Vinho é rei e senhor nestas paragens e está no centro de todas as atenções: desde do Vinho do Porto até aos mais variados vinhos de mesa ( brancos, tintos, moscatel) e espumantes.

&

Vintage House Hotel - Pinhão




E depois do destino anterior, nada melhor, que ir até ao verdadeiro coração do Douro, ou seja, até ao Pinhão.

Aqui a escolha é múltipla, e toda ela aliciante, quer seja de carro ou novamente de comboio, saindo na bonita estação do Pinhão.


No Pinhão, vislumbra-se todo o movimento e o glamour dos barcos e cruzeiros que chegam e partem para os vários passeios no Douro.

Aqui avistámos os velhos barcos Rabelos, que durante vários séculos foram o meio de transporte preferencial que ligava o Alto Douro ao Porto.



Uma das entradas do nosso destino (Vintage House Hotel) está muito convenientemente localizado mesmo à frente da estação.

O acolhimento à chegada não poderia ser mais caloroso, espera-nos, ao final da tarde, a simpática directora geral do hotel - Márcia Coelho.

Inaugurado em 1998, sob a égide do grupo Taylors, o Vintage House Hotel resultou da recuperação de um edifício antigo onde outrora existia uma adega.

Foi desde da sua abertura um marco na hotelaria de luxo e charme no Douro, e apesar das várias vicissitudes porque passou nos últimos anos, continua a manter uma aura de elegância única.


Num total de 43 quartos, incluindo suites, todos desfrutam de varandas, terraços e uma espetacular vista de rio.


O prestigiado restaurante Rabelo, sob os comandos do maître  Joaquim Cruz e do chefe João Santos, conjugam um serviço à la carte com sabores da região.


Quer no interior, na sua belíssima sala com frescos com motivos das vindimas no Douro, quer no Verão no seu espectacular Terraço, os momentos das refeições ganham sempre uma renovada magia.




Muito acolhedor, e num espírito very British, o bar Library proporciona momentos de desfrute de bom vinho do porto.   


Durante o dia, para além das inúmeras actividades que pode desenvolver não deixe de ir até à bonita piscina do Hotel, quando o tempo assim o permitir.

O Vintage House Hotel é, desassombradamente, um paraíso de emoções e sabores que não vai querer certamente perder.



Terminamos, assim, com chave de ouro, a nossa incursão por esta magnífica Região em setembro de 2015.

&

Casa do Rio - Quinta do Orgal

Castelo Melhor - Vila Nova de Foz Coa




Seguimos viagem: da Quinta do Vallado partimos para uma outra descoberta.

Sim, e esta é mesmo nova já que a unidade hoteleira para onde nos dirigimos abriu este mês de julho e é um projecto também desenvolvido pelos proprietários da Quinta do Vallado.

Optamos por um percurso diferente: partimos de comboio da estação da Régua e fomos até à estação do Pocinho, no Douro Superior.

A viagem de comboio, cuja a duração é de 1h e 30m, é absolutamente fascinante e não deixa ninguém indiferente.


Chegamos ao Pocinho ao final da tarde. Conforme acordado ainda na Quinta do Vallado, um elemento do staff da Casa do Rio, vem buscar-nos à estação, apesar de algum tempo de espera da nossa parte...nem sempre as coisas correm de feição... 

Mas a verdade, é que a chegada à Quinta do Orgal e à Casa do Rio rapidamente acalmou toda a irritação do tempo de espera...
Ali é mesmo é impossível não relaxar...


Imagine acordar no meio dos vinhedos, com um rio aos pés, numa paisagem sublime e com um silêncio de encher a alma...

Considere que tem uma piscina com uma vista de cortar a respiração, de tal forma é extraordinário o seu enquadramento e a sua localização...


Imagine que está num mini hotel personalizado como se fosse quase a sua própria casa, com apenas 6 quartos, e que possui uma cozinheira de mão cheia, que dia após dia,lhe prepara manjares saborosos e confeccionados com muito carinho, num ambiente profundamente romântico...

Considere, ainda, que está numa quinta no Douro Superior, e que diariamente lhe são servidos excelentes nectares do "Deus Baco".


Divino?

Realmente, descrever toda esta simbiose de sensações torna-se quase inglório mas de um prazer imenso...

Melhor do que tudo o que viu e leu, será mesmo a experiência de usufruir deste bem estar de emoções e agradecer aos Céus.




&

Hotel Quinta do Vallado - Régua





É, precisamente, na região do Baixo Corgo, nas margens do rio Corgo, perto da localidade de Peso da Régua, que se situa uma das Quintas com maior tradição e mais fascinantes do Douro, a Quinta do Vallado.


Os primeiros registos da Quinta datam de 1716 tendo pertencido, desde do Século XIX a D. Antónia Adelaide Ferreira (a lendária Ferreirinha), mantendo-se até hoje na posse dos seus herdeiros (João Alvares Ribeiro e Francisco Ferreira).



Durante quase 200 anos a Quinta do Vallado teve como principal actividade a produção de vinhos do Porto, comercializados posteriormente pela Casa Ferreira (que pertencia à família).




Com a tradição de vender a sua produção à Casa Ferreira, em 1993 a empresa decidiu alargar a sua actividade à produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria.




A partir daí dá-se uma grande evolução ao nível da reestruturação das vinhas, da melhoria da eficácia dos processos de tratamento, maturação e apanha, bem como novos métodos que permitirão uma produção de qualidade mais constante e controlável economicamente. 





Recentemente, os avultados investimentos na nova adega e na cave de barrigas, alia a mais avançada tecnologia a uma arquitectura ímpar, constituindo uma paragem obrigatória a visitar no Douro. Para finalizar esta visita, encontrará à disposição uma simpática boutique e não quererá de certeza partir sem aproveitar levar os mais recentes vinhos da Quinta do Vallado, de excelente paladar e sensualidade. 



Mas não só de vinhos excepcionais vive esta Quinta que hoje alberga um hotel de charme, com cinco quartos situados na casa original do Século XVIII e os restantes oito num edifício moderno, cuja arquitectura é da autoria de Francisco Vieira de Campos.



A Quinta do Vallado é um Boutique Hotel e um Enoturismo preparados para seduzir os que optam por ali  pernoitar  uns dias, desfrutando da paisagem, do conforto, da simpatia do acolhimento, dos bons pequenos-almoços (com doces típicos) e, incontestavelmente, dos seus excelentes vinhos.




Poderá também degustar, mediante reserva, de experiências não só vínicas como gastronómicas num ambiente exclusivo. No Verão os jantares são servidos no exterior, num ambiente glamouroso. 





O enquadramento paisagístico da Quinta do Vallado sobre um jardim bem cuidado, com recantos por entre as vinhas e com uma espectacular zona de piscina, proporciona momentos de beleza e de descontracção. 





Apetece ficar ali, entre um banho e outro, entre a piscina e o jardim, entre um copo de vinho branco, rosé ou tinto.

Aqui tudo convida ao mais puro relaxe...vivendo-se uma atmosfera de luxo discreto e sem ostentações! 


&

Seguindo a margem esquerda do Douro, em direcção de Cinfães/Resende, encontrará em Cambres, Lamego uma indicação para a 

Quinta da Pacheca, The Wine House.


Estamos perante uma casa fidalga transformada num boutique hotel  de 15 quartos e numa das Quintas e Enoturismo mais afamado da Região.


Todo hotel nos seduz pela sua decoração clássica, contemporânea, de muito bom gosto.



Aqui a tradição ainda é o que era e o restaurante com louça de Bordalo Pinheiro e todo em tons de verde transmite-nos uma imensa tranquilidade.



De resto, os sabores da Região estão cá todos, o serviço é acolhedor e os vinhos, claro, um ex-libris.



O conforto da Quinta da Pacheca, e todo o seu ambiente bucólico, faz-nos querer cá regressar brevemente, seja verão ou Inverno, está-se sempre muito bem cá dentro.


&


A nossa primeira paragem será o recente (Primavera 2015), 

Hotel Vila Galé Douro



Está situado sobre uma encosta e com vista direta para o rio e para a cidade da Régua. 


Com 38 quartos de vista rio e, praticamente, todos com terraço, apresenta uma decoração contemporânea e confortável, garantia da cadeia Vila Galé.

O seu Spa Satsanga, com variados tratamentos, piscina interior e jacuzzi exterior são uma das grandes mais valias do hotel e um factor de diferenciação relativamente a outras unidades hoteleiras da região.






O restaurante Inevitável composto, para além dos bifes tradicionais, por entradas e risottos de inspiração regional, são também uma aposta diferenciadora.

Se o tempo o permitir, não deixe de tomar a sua refeição no agradável terraço do restaurante.







( Continua, Brevemente...Prochainement) 

Verão 2015

&




O mar, as ilhas, a natureza... são sempre incontornáveis no Verão.

As ilhas dos Açores, particularmente a ilha de S. Miguel, estão este Verão de 2015 com um aumento exponencial no número de turistas.









A liberalização do transporte aéreo, com entrada de algumas companhias low cost, para além da Sata e da Tap, trouxe novos clientes e novos tipos de alojamento.

No entanto, conforme já se teve oportunidade de referir em anos anteriores e em outros meios, a hotelaria e restauração de charme, com boas infraestruturas e um serviço de qualidade mantém-se praticamente idêntica aos anos anteriores, já que o crescimento do alojamento deu-se sobretudo no "Alojamento Local" e em Low Cost. 
Os poucos hotéis e restaurantes que abriram não colocaram em causa a situação estabelecida anteriormente.








Restaurante Mariserra
Ponta Delgada

Ao nível da restauração GB, Collection optou uma vez mais pelo seu restaurante preferido em Ponta Delgada, quando se trata de optar por sabores trazidos do mar.



Inaugurado em 2007, na Praia das Milícias, o Restaurante Mariserra mudou-se nos últimos anos para um imóvel no prolongamento da avenida marginal.



É uma aposta ganha do seu proprietário, senhor Victor Duarte, um "continental" que se apaixonou pela ilha de S. Miguel.



É ali com a serra atrás e uma varanda virada para o mar, que podemos hoje desfrutar de apetitosos mariscos, como as famosas crakas, ou um dos pratos de peixe grelhado. 
Tudo sempre fresco e com muita qualidade.



Aqui sente-se a brisa marítima Açoriana em todo o seu esplendor.


&




Caloura Hotel Resort

Caloura, Água do Pau




Com uma localização excepcional, uma piscina de dimensão apreciável, num ambiente bucólico, um restaurante e snack com esplanada muito agradáveis e um staff super simpático é, desde há muito, uma escolha de GB, Collection.





Aqui seguem algumas fotos com o pessoal do Restaurante Barrocas do Mar e do Snack Bar Caloura Terrace, que ilustram um ambiente profissional e descontraído.



















Ideal para quem quer relaxar junto ao mar com total privacidade.


&




Em Ponta Delgada, mesmo de frente para a marina,  destaque para algumas experiências no Hotel Marina Atlântico.



&

Menu de degustação elaborado pelo criativo Chefe Mota, que mais uma vez surpreendeu numa homenagem a alguns produtos e mariscos regionais




A nossa escolha aqui fica:

Tributo à Calheta de Pero de Teve - Pedra do Garajau
Memórias da nossa infância 



Espetada de Tataki de Atum e Ananas em aroma asiático
Sublime



Polvo à Lagareiro ao sabor Açoreano
Leve e Suave



Bife de vaca à regional sem pimenta da terra




Votos de uma noite feliz!



&

Momentos de Bem Estar e Relaxe


O Hotel Marina Atlântico proporciona para além das várias infra estruturas wellness (piscina interior, jacuzzi, banho turco...), massagens e tratamentos relaxantes com a marca Confort Zone, pelas mãos profissionais de D. Idelta Ponte.








&



Monforte - Alentejo




Uma tarde quente de sol radiante leva-me até ao Alto Alentejo, a uma propriedade a cerca de 8 km da vila de Monforte, a caminho da aldeia de Vaiamonte. 

Uma placa de ferro forjado indica-me o local de chegada, decorridos mais de 200 km a partir de Lisboa, sempre em excelentes estradas e auto estrada, (A2 e A6).



Inserido numa propriedade imensa a perder de vista, fazem parte actualmente do wine hotel, Torre de Palma ainda cerca de 20 hectares.
Estamos perante um conjunto habitacional e uma herdade de trabalho convertida numa propriedade turística e vínica, inaugurada em maio de 2014.


Este é um local marcado por uma confluência de boas energias e onde os romanos marcaram a sua presença de uma forma muito significativa. A sua vivência foi marcante e deixou inúmeros testemunhos arqueológicos. 
Mesmo junto ao hotel é impreterível visitar o Sítio Arqueológico de Torre de Palma. Aqui viveu uma importante família romana, de nome Basilii, e que inspirou o nome do restaurante do hotel.



De inúmeras experiências é feito o Hotel Torre de Palma, desde da sua gastronomia, no bonito restaurante Basilii, ás provas de vinho da própria herdade, aos passeios e treinos a cavalo, ou ao puro relaxamento no seu exclusivo Spa. 


Um dos espaços de lazer a salientar é a excelente piscina exterior com dimensões muito generosas. 

A exclusividade marca, sem dúvida, este hotel de 5 estrelas com um serviço muito simpático.


As suas 19 unidades de alojamento são variadas proporcionando sensações e vivências diferentes, quer através do estilo de decoração quer através da sua própria tipologia. Tudo, naturalmente, com o máximo de conforto e tecnologia.
A mim, coube-me o quarto do rei inserido num dos 5 Lofts rurais, disponíveis.


O toque arquitectónico é da responsabilidade de João Mendes Ribeiro e a decoração original e, em muitos casos, sui generis da decoradora Rosarinho Gabriel. 


Mas este é sobretudo o concretizar de um sonho dos seus proprietários, Ana Isabel e Paulo Rebelo, que conseguiram criar um local único, com uma beleza e uma energia incríveis, onde não falta uma capela embelezada por um Cristo de cortiça, obra do escultor Nuno Vaza.


Não me esquecerei da minha peregrinação diária à Torre e ao maravilhoso pôr do sol. 
Há momentos raros que guardamos na memória e que fazem a alma de uma unidade hoteleira!


Um Bem Hajam!


&

Hello Summer, Wine Party

Jardins do Lisbon Marriott Hotel






Os jardins do Lisboa Marriott Hotel  encheram-se de cor, 5ªfeira, 25 de junho: amarelo citrino, rosa, rubi, violeta...


Um desfile de cores, aromas e sabores!



 Elegância, música, animação e alegria!




 Muitas e variadas propostas de vinhos e espumantes representados pelos seus produtores.



Um jantar vínico extraordinário com uma criteriosa seleção dos vinhos Lua Cheia em Vinhas Velhas e uma ementa irresistível criada pelo Chef António Alexandre. 









Algarve





Uma viagem rápida leva-me até ao Algarve, mais propriamente à Praia da Rocha, para revisitar o Bela Vista e conhecer as novas experiências gastronómicas deste Boutique Hotel de exceção, atualmente, associado da prestigiada cadeia  Relais & Chateaux




Aberto o portão que dá acesso ao espaço privado que pertence ao hotel, esquece-se de imediato o que está para trás. O meu olhar apenas se concentra no magnífico edifício do corpo principal do hotel e na vista maravilhosa sobre a praia e o mar.

Todo aquele azul me envolve e só apetece finalmente deixar-me relaxar perdida no tempo…agora nada mais importa do que ficar ali…




A piscina atrai de imediato e, apesar da praia estar aos nossos pés, a preferência no dia da chegada vai mesmo para uma chaise longue naquele agradável espaço.

 Refira-se, que o hotel não aceita crianças e, como tal, nesta zona espetacular da piscina vai poder relaxar e desfrutar em pleno embalado pelos sons do mar.




Á noite, é a hora de conhecer o novo chefe executivo do Vista Restaurante, o Jovem João Oliveira, já com o percurso notável, inclusive, em outros restaurantes com estrela Michelin.





Com um menu de degustação muito saboroso, destaque para os dois amuse boliche e para a vitela maturada e repousada com puré de alho negro, cebolinhas e vinho Madeira. 






Acompanhar a entrada e os pratos de peixe e carne, vários vinhos portugueses do Douro criteriosamente selecionados. 


Com um serviço de sala impecável, chefiado por Tiago Pereira terminamos em beleza com um vinho do Porto, Quinta do Vallado 40 anos.

Resta-me, dormir em beleza na bela suite que me foi destinada.





Um brinde especial a um dos mais bonitos e exclusivos hotéis de Portugal.



......

(On your left you have under the page a click to translate these articles in your preferred language)

(Ci-dessous de cette page sur votre gauche vous avez un traducteur pour lire  les articles dans votre langue préférée.)


Maio 2015

Maio 2015
Évora, Alentejo
http://www.cartuxa.pt/pt/



O Alentejo possui, efectivamente, uma herança rica e diversificada ligada à vinha e ao vinho e uma forte tradição vitivinícola. É incontornável, por isso, ao falarmos do Alentejo referenciarmos o Enoturismo.



O Enoturismo – turismo em espaço rural ligado ao vinho e à vinha – é uma área de grande crescimento dentro do turismo, assumindo papel importante no desenvolvimento regional.



O actual e relevante crescimento do Enoturismo deve-se a inúmeros factores:
Curiosidade crescente relativamente ao Vinho;
Desejo de aprender mais sobre os vinhos e a sua ligação à gastronomia;
Curiosidade de descobrir o ambiente da produção: visitas às vinhas, adegas, encontros com o produtor, vindimar,etc;
O desejo de fruir desses mesmos espaços num bom enquadramento paisagístico, respirando ar puro, fruir dessa ruralidade, apreciar a cultura e património dos locais onde estão inseridos;



 Necessidade da experiência de desfrutar de um certo estilo de vida: lifestyle, elegância, emoção e bem-estar associado ao vinho; 



Em Portugal existem Enoturismos conceituados. 
Hoje vamos falar-lhe da Cartuxa, pertencente à Fundação  Eugénio de Almeida. 

"Sediado na Quinta de Valbom, a 2 km do centro histórico de Évora, cidade Património Mundial, e a 200 metros do Mosteiro da Cartuxa que inspirou o seu nome, o Enoturismo Cartuxa encontra-se instalado na antiga casa de repouso dos Jesuítas (Companhia de Jesus), que lecionaram na Universidade de Évora nos séculos XVI e XVII. Com a sua expulsão, em 1759, por ordem do Marquês de Pombal, a propriedade passou a pertencer ao Estado, começando alguns anos mais tarde, em 1776, a funcionar como um importante lagar de vinho que absorvia a produção vitivinícola da região. Adquirida no século XIX pela família Eugénio de Almeida, a Adega Cartuxa passou por várias reformas e ampliações ao longo do tempo, conservando a riqueza da sua memória arquitetónica e histórica"




A Adega Cartuxa é hoje um dos centros de estágio dos vinhos produzidos. O êxito deste projeto vitivinícola tem permitido à Fundação gerar os recursos necessários ao cumprimento da sua Missão, centrada no desenvolvimento social, cultural e educativo da região.


Da linha de engarrafamento totalmente automatizada instalada na Adega Cartuxa saem anualmente cerca de quatro milhões de garrafas, distribuídas por vinho branco, rosé e tinto.

A marca Cartuxa é um dos principais ativos da Fundação Eugénio de Almeida e atual marca umbrela da Adega Cartuxa, do Lagar Cartuxa e do Enoturismo Cartuxa. A insígnia traduz a identidade dos vinhos Vinea, EA, Foral de Évora, Cartuxa, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca, bem como dos azeites Álamos, EA e Cartuxa e espumantes Cartuxa.



O Enoturismo da Cartuxa e os seus vinhos gozam, efectivamente, de grande reputação internacional. Na minha visita pude testemunhar visitantes e turistas felizes (Brasileiros, Americanos, Franceses,etc), muitos deles que se deslocavam propositadamente a Évora para vir conhecer a famosa Cartuxa.




A Fundação Eugénio de Almeida e a Cartuxa têm para contar e viver um mundo de experiências e sensações que fascinam, proporcionando momentos felizes, direta e indiretactamente a quem deles usufrui. 





Abril 2015

Hotel Horta da Moura

Monsaraz - Alentejo





Voltamos ao Alentejo pois por estas paragens há muito por (re) descobrir.
Desta vez, o destino é Monsaraz, mais propriamente o Hotel Horta da Moura.
Se for a partir de Lisboa, a direção será Évora (A2 e A6), Reguengos e Monsaraz. São cerca de 200km, que aconselhamos que faça durante o dia, até para poder desfrutar da bonita paisagem que o percurso oferece.






A chegada faz-se num ambiente de profunda tranquilidade e a primeira sensação marcante é o cheiro...um ar puro indescritível ...






A proposta para a estadia vem revelar-se irrecusável!
De manhã, após um delicioso pequeno almoço, é-me proposto um passeio de "charrete" até Monsaraz, por entre o verde dos campos e as flores primaveris.






Rendo-me a esta vila Medieval, tão bonita, tão bem preservada e, sobretudo, com uma vista incrível sobre o grande lago do Alqueva. 




























A paisagem é arrebatadora e o por do sol, mágico...

À noite, no Hotel Horta da Moura o jantar é de festa!
Comemora-se o lançamento do azeite, proveniente das oliveiras milenares (2450 anos) que existem na propriedade.

Há cantares, há convívio e, claro, gastronomia Alentejana.





Num local de cores e cheiros, de estrelas e de lagos...o conforto e a serenidade fazem parte deste hotel de 25 quartos e suites, com terraços que nos convidam ao descanso e à contemplação.






Ali, junto da história, da tradição, de um céu único, apetece ficar, entre o passado e a modernidade...




Num local de encantos que não esquecerá, ficará certamente tanta coisa ainda por ver e sentir.

Quando assim o é...dizemos apenas até breve!




&


Cidade do Porto
Março 2015


Pag. 50/51,  2º Vol., "Luxury and Boutique Hotels in Portugal",  Gabriela Botelho *

O Porto  é o centro económico da região Norte com maior densidade populacional, estendendo-se pela margem direita do rio Douro. É uma das cidades Portuguesas mais interessantes para visitar.

O Centro Histórico do Porto, que corresponde à área do burgo medieval, limitado pelas muralhas Fernandinas do Sec. XIV, foi classificado como  Património Mundial pela UNESCO em 1996.

A sua história confunde-se com a definição de Portugal tendo sido palco de batalhas decisivas para o início da reconquista. A sua importância económica vem, efectivamente, desde os tempos do Império Romano, dada a sua especial localização na Foz do Douro.

O Porto é uma cidade de grande beleza cultural e patrimonial em que sabe bem passear a pé pelas ruas. A Sé Catedral, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, as suas imponentes pontes são marcos da história de Portugal.

Uma estadia de lazer actualmente na cidade do Porto não ficaria preenchida sem uma visita ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves e aos  jardins da respectiva Fundação. 

De resto, o Porto goza de excelentes restaurantes, de famosos cafés e de locais nocturnos, com muita animação, para além de boutiques com peças design muito interessantes.




A nossa sugestão hoteleira nesta cidade vai para:

 Intercontinental Porto - Palácio das Cardosas



O Intercontinental Porto, Palácio das Cardosas está situado em pleno centro histórico da cidade do Porto, com uma vista privilegiada sobre Avenida dos Aliados.




Este luxuoso hotel de 5 estrelas, com 105 quartos e suites, insere-se num imponente palacete do século XVIII. 
Este imóvel foi sujeito a uma rigorosa reabilitação arquitectónica,  com excelentes materiais e uma decoração sofisticada,  e abriu como hotel em Junho de 2011.
No Intercontinental Porto, Palácio das Cardosas sentimo-nos fazendo parte integrante desta cidade histórica em completa revivescência.
A cidade está ali viva e cheia de energia.



Este sentimento é, aliás, comum quer no Bar das Cardosas quer no Restaurante Astória, onde os espaços estão abertos e rasgados com a cidade.




O Bar das Cardosas possui uma atmosfera muito requintada com um serviço impecável e com ótimos Cocktails. Não deixe de experimentar o Porto Tónico, uma especialidade Intercontinental proposto pelo chefe do bar, senhor Rui Pires, e respetivo staff.























As ostras, do Algarve ou da Foz do Arelho, são também uma excelente sugestão quer no bar quer no restaurante Astória.



Nas noites de 6ª feira e sábados há música ao vivo no Bar das Cardosas e o ambiente é ainda mais animado. 



Quando finalmente se sentir com vontade de ir descansar terá certamente à sua espera um quarto e uma cama muito confortável, com os votos de bons sonhos. Detalhes de um verdadeiro hotel de 5 estrelas....







Durante o dia para além dos inúmeros passeios e segredos que esta cidade tem para lhe mostrar, aproveite o Wellness do Intercontinental  para relaxar com uma massagem.
 Este espaço tem ainda uma área dedicada a cuidados de estética e spa de mãos e pés.
Os produtos usados são da marca IÓ Skincare.



A cidade e, em particular, o Intercontinental Porto, Palácio das Cardosas, merecem ser vividos e saboreados com tempo, por isso reserve para si este prazer...

* Encomendas do livro para email: gbotelhocollection@gmail.com

&

Em fevereiro partimos em direção ao Alentejo.

Não podia ser de outra forma: 
O Cante Alentejano foi classificado  pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade (nov.2014);
O Alentejo foi eleito por Rough Guides como um dos 10 lugares no mundo a ser visitado em 2015;
O destino convidado na BTL 2015 é o Alentejo...





No Alentejo o olhar é tão importante que acaba por despertar todos outros sentidos.
A verdade é que não se esquecem estes momentos de viagem, de lazer a um ritmo lento, que nos convidam ao refúgio e à contemplação. 

Saímos de Lisboa em direção ao Redondo, a 175 Km de Lisboa e 38 Km de Évora. Ao chegar ao Redondo, constatamos que o charme medieval ainda abunda por estas paragens. Aqui continua-se a produzir bom vinho e algumas famílias de ceramistas perpetuam a tradição.

A cerca de 7 Km a norte, a partir do Redondo, pela estrada da Serra d`Ossa, vamos encontrar o nosso destino durante dois dias.

Herdade de Água D`Alte






Quando o silêncio, a inspiração e arte se conjugam o inesperado acontece...





Há quem procure um retiro dentro da cidade, há que se refugie em si próprio, mas há também quem opte, e bem, por um escape no meio da natureza.
Esta é  a proposta!



Espera-nos uma casa tipicamente alentejana, branca de barras alaranjadas, totalmente renovada em 2012.
Quartos e suites espaçosas com terraços e total   privacidade.


Os quartos minuciosamente decorados em tons modernos, apaixonam imediatamente o olhar e deixam-nos presos em detalhes. As flores campestres da Herdade inspiram os respectivos nomes: Açucena, Alecrim, Alfazema, Papoila, Magnólia...





Num estilo assumidamente "country-chic", desde dos quartos ás zonas comuns, tudo é dotado de grande conforto.




Nada é indiferente ao bom gosto da sua proprietária, Cristina Costa, que é de resto, uma excelente anfitriã.

A Herdade dispõe de uma linda piscina com um "lounge" de inspiração africana e colonial, cercada pelos tons e cheiros da natureza. 




Na Herdade de Água d`Alte, poderá ainda degustar, para além do pequeno almoço, de maravilhosos jantares, quer com gastronomia Alentejana quer internacional, segundo um menu diário. Se for Inverno, não se preocupe, tem à sua disposição uma simpática sala de jantar e bar, com uma bela lareira.
O conforto..., esse, está sempre presente.





A Herdade de Água d`Alte é, sem dúvida, a simbiose perfeita entre o informal e relaxante mas com um glamour e atenção ao cliente que nos sabem muito bem...

Não deixe de conhecer as múltiplas propostas e actividades sugeridas pela Herdade. O Alentejo tem muito para descobrir...


&

LUXURY PORTUGAL 2014

 Dezembro
Sugestões especiais de Natal




Este é sempre um mês especial, onde com muito carinho e cuidado gostámos de lhe sugerir propostas mais confortáveis e requintadas.

Vamos optar, sobretudo, por propostas de bem estar, por sugestões gastronómicas, mas também por algumas prendas de marcas de renome internacional, que pode oferecer inclusive si próprio (a).

&

Especial Natal/Réveillon  


Espumante Cartuxa Bruto 2009 e Cartuxa Bruto Rosé 2011. 




Nos vinhos para além das sugestões anteriores recomendamos Cartuxa  Colheita Doc. Alentejo, 2010 ou 2011.





Intercontinental Lisbon
Hotel


O Restaurante L`Appart, no Intercontinental Lisbon Hotel, apresenta diversas propostas super apetitosas para esta quadra natalícia, desde do Buffet de Natal  ao Réveillon 2014, que promete com música com Dj "Back To 80". 
No Réveillon poderá optar pelo programa completo com jantar e ceia ou, apenas, pela ceia com bar aberto.





Sempre presentes as excelentes iguarias concebidas pela equipa do Chefe Executivo, Eddy Melo.




&

Nesta altura natalícia se há algo que nos apetece sempre é tomar um um bom vinho entre familiares ou amigos, não concordam?


&


Douro


Quinta do Vallado


http://www.quintadovallado.com/





É, precisamente, na região do Baixo Corgo, perto da localidade de Peso da Régua, que se situa uma das Quintas com maior tradição e mais fascinantes do Douro, a Quinta do Vallado.

Os primeiros registos da Quinta datam de 1716 tendo pertencido, desde do Século XIX a D. Antónia Adelaide Ferreira (a lendária Ferreirinha), mantendo-se até hoje na posse dos seus herdeiros.

Recentemente, os avultados investimentos na nova adega e na cave de barrigas, aliam a mais avançada tecnologia a uma arquitectura ímpar, fazem desta Quinta uma paragem obrigatória a visitar no Douro



Mas não só de vinhos excepcionais vive esta Quinta que hoje alberga um hotel de charme com quartos situados quer na antiga casa senhorial quer num edifício mais recente com uma arquitetura vanguardista.  

Este Natal sugerimos:

Quinta do Vallado Touriga Nacional (na gama média) ou Quinta do Vallado Douro Reserva (na gama alta).


A Quinta do Vallado sempre produziu também excelentes Vinhos do Porto, por isso, não podemos nesta data deixar os recomendar.




Veja mais através do nosso site/blog ou através 

http://www.quintadovallado.com/


&

CENTRO



Your Hotel & Spa

Alcobaça



Uma unidade hoteleira, de 4 estrelas, com 59 quartos e algumas suites, distribuídas por dois pisos.

É na nossa opinião, durante o Inverno o hotel ideal para quem deseja ir até Alcobaça e localidades próximas, para usufruir quer de uma região eminentemente cultural quer de uns dias de relaxe, aproveitando a mais valia da localização do hotel (antigas Termas da Piedade) e do seu bom Spa.





No Spa poderá usufruir de um vasto leque de massagens,tratamentos de corpo, de rosto, estética… bem como de uma agradável piscina interior de tratamentos, com jacuzzi, assim como sauna, banho turco, passeio das chuvas e passeio das pedras.

Este Natal sugerimos:



"Massagem anti-stress", ideal para ajudar aliviar as dores musculares e tensões do stress diário, seguida da "Marquesa de Relaxamento Lady Spa". Esta será um complemento ideal após a massagem, já que irá proporcionar-lhe uma experiência única ao combinar flutuação com jactos relaxantes que irão massajar todo o corpo.


&

 LISBOA:


Ritz Four Seasons Hotel

Lisboa 



Inaugurado há 55 anos (24.11.1959), situado no cume de uma das sete colinas de Lisboa, com 10 pisos e uma vista espectacular sobre a cidade e o rio Tejo, este é incontestavelmente um dos hotéis mais emblemáticos de Portugal.

Falar do Ritz Four Seasons Hotel, Lisboa, levaria-nos muito longe e seriam necessárias muitas outras páginas.




Desejamos, neste mês especial, propor-lhe algumas experiências que pode desfrutar neste luxuoso hotel da Capital. 



Esqueçamos o bulício da cidade em direção ao Ritz Spa, um oásis de recolhimento e sofisticação.

Com um design minimalista, em tons de castanho e bege, o Spa do Ritz  dispõe de uma piscina interior de 18 metros rodeada de espaçosas espreguiçadeiras, de vestiários requintados, sala de relaxamento, sauna, banho turco, fonte de gelo picado para além das salas de tratamento. 




A música ambiente e os aromas exóticos de óleos e incenso são complementados por frutos secos e infusões de ervas de inspiração asiática. 

Com um leque bem variado de programas de rosto e corpo, optou-se por um tratamento de assinatura que conjuga a história e a tradição Portuguesa.





O tratamento "Essências Portuguesas", inicia-se com uma esfoliação de amêndoa e mel, deixando a pele suave e macia. Segue-se uma maravilhosa massagem, com um toque de aroma rosa, que o levará a um relaxamento total.
Acredite, que sairá desta experiência com uma profunda sensação de paz.
Para completar esta proposta sedutora que tal uma refeição ligeira no  Ritz Bar?



Sugerimos, para além dos refrescantes  cocktails disponíveis,  o menu do Sushi.



Ao nível da sofisticação, quer do produto quer do serviço estamos perante o melhor que existe em Portugal. 




Não é por acaso, que este é dos hotéis mais frequentados pela sociedade local: “Où Tout Lisbonne”, passa por aqui.

&

Saímos do Hotel Ritz Four Seasons e fomos em direção à Avenida da Liberdade, que liga a Praça do Marquês de Pombal (a norte) à Praça dos Restauradores (a sul).

Aquela que é considerada a Champs Elysées Portuguesa e a 10ª mais luxuosa do mundo é, sem dúvida, a artéria do comércio mais glamouroso de Lisboa.


Sucessivamente, as grandes marcas do luxo internacional têm vindo a marcar presença nesta elegante Avenida.


Nesta quadra tão especial quisemos destacar-lhe algumas sugestões, que nos tocam especialmente.



Louis Vuitton

Lisboa

Esta é uma da boutiques que marca presença no nº 190 A, da Avenida da Liberdade.




A marca Louis Vuitton, integrada no maior grupo de luxo do mundo, LVMH, dispensa grandes apresentações tal é a sua notoriedade.




Intrinsecamente ligada à história e evolução do turismo a marca Louis Vuitton foi fundada em 1854, quando o turismo era por essência um luxo já que estava reservado a uma elite aristocrática e burguesa.

«O turismo foi, por isso, antes de tudo o mais, um turismo de luxo “tout court”, em que as grandes cabeças coroadas da Europa viajavam por comboio ou nos cruzeiros transatlânticos, em pleno fausto e rodeados de requintes. São exemplo, as imagens nostálgicas das viagens no comboio do “Orient-Express” ou do “Train Bleu”. 

Nasciam, também as lendárias malas “Louis Vuitton” – “Vuitton, l`âme de voyage” 1. BOTELHO, Gabriela,  «Luxo e Charme na Hotelaria em Portugal», 2º volume, 2008




Aqui encontrará todos artigos e acessórios necessários para uma viagem cheia de glamour ou para um presente de natal muito especial.



Não deixe de de ver os livros e guias editados pela própria LV.



O 4º volume, GB, Collection, «Luxo e Charme na Hotelaria em Portugal», está à venda apenas na grande boutique na Av. Champs Elysées, em Paris. 

&


Carolina Herrera
Lisboa

Continuamos na Avenida da Liberdade e avançamos ao próximo quarteirão, no sentido descendente, mais precisamente ao nº 156. 

Não resisto... esta é uma das boutiques e marcas que sempre me seduziu - Carolina Herrera.





Ao entrar, sinto-me desde logo confortável, como se estivesse em casa. 
Sim... há um ambiente intimista e acolhedor nesta boutique que a diferencia das demais. 
E depois, há aquele cheiro maravilhoso que paira no ar...

Rodeada de belos artigos, de livros, de malas, lenços,  gravatas, sapatos e, sobretudo, de peças de vestuário de um estilo intemporal, transpira-se uma elegância e um charme absolutamente natural...









Finalmente, rendo-me às fragâncias CH, qual delas  a mais sedutora, a mais fresca, a mais sensual? 



O primeiro perfume  foi lançado em 1988 e desde dessa data nunca mais parou de conquistar mulheres e homens em todo mundo.






Resta, por ora, dizer-vos que a fundadora da marca CH, a estilista Carolina Herrera tem sido aclamada e homenageada, desde da década de 80, nas várias instâncias internacionais ligadas ao sector. 

&


Nesta quadra natalícia há um local que é incontornável na Baixa Lisboeta:


A Confeitaria Nacional




Com quase duas décadas de existência, de renovação com tradição, esta "Casa" continua a exigir a nossa visita, seja pelo seu famoso Bolo Rei, seja por todos os outros "petit fours", seja actualmente pelos seus belíssimos cafés  - Confeitaria Nacional ou Casa Bathazar










Veja mais através do nosso site/blog ou
http://www.confeitarianacional.com/home.html

&

Ainda na Baixa Lisboeta:

Brown`s Central Hotel

http://www.hotelbrownsboutique.com/



Provavelmente, alguns de vós ainda não ouviram falar deste Hotel ou do Brown`s Hotel Group.
Trata-se, efetivamente, de um grupo recente na hotelaria Lisboeta mas cujo o proprietário possuiu uma vasta experiência no mundo do comércio, nomeadamente, como criador exímio de espaços, de atmosferas, de ambientes...Pedro Luz, é sem sombra de dúvidas, umas das pessoas que melhor gosto tem nesta Arte em Portugal. Se sou suspeita, pela  amizade que nos une, maior é  o reconhecimento da dimensão de um homem de excepção e verdadeiramente internacional,  que nos apresenta mais uma local único.



Neste momento possui 3 unidades hoteleiras na Baixa Lisboeta sendo que a mais recente, inaugurada em Setembro deste ano, é o Brown`s Central Hotel.



Este hotel de 4 estrelas, de 40 quartos, situado na Rua da Assunção (Baixa Lisboeta, junto do Rossio) de cor verde no exterior, reserva inúmeras experiências no seu interior.
Ao entrar, a sua sensação será estou em Lisboa ou New York? 
Atmosfera é fabulosa, a música uma constante, o cheiro imaculado...as revistas, os livros...tudo nos transporta para um patamar cosmopolita pouco habitual nos boutique hotéis desta natureza em Portugal.



Os quartos são uma surpresa constante...tudo de muito bom gosto e detalhe.

Trendy, Modern Chic, Glamour....


O serviço é friendly e descontraído! 

Imperdível o bar/lounge ao final da tarde com os seus excelentes cocktails. 
Aproveite o Happy Hour.




&



GB, Collection, partiu em direção ao Centro de Portugal, uma região cheia de história, mais precisamente para a Vila da Batalha. 




Esta deve o seu nome ao triunfo dos Portugueses sobre os Castelhanos e ao Mosteiro que celebra a heróica vitória de Aljubarrota, a 14.08.1385.







Com um centro histórico harmonioso e organizado, com um património classificado mundialmente desde 1983 (Mosteiro de Sta. Maria da Vitória), com boas infra estruturas turísticas e desportivas, esta vila encanta-nos.



Deste modo, pretendemos salientar o melhor ao nível do alojamento, da restauração, de Spa, de boutiques com artesanato e criações tipicamente Portuguesas...Não deixe de nos acompanhar!



A ver obrigatoriamente:

Mosteiro de Sta. Maria da Vitória, expoente máximo da arquitectura Portuguesa, o mais significativo do estilo gótico em Portugal e reconhecido pela UNESCO Património Mundial da Humanidade.

O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA) http://www.fundacao-aljubarrota.pt/?idc=15;
 O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) http://www.museubatalha.com;






Ao nível do alojamento e restauração recomendamos:

Hotel Villa Batalha





 O nosso primeiro destino ao chegar à Batalha é, precisamente, o Hotel Villa Batalha. 




Trata-se de um hotel moderno de 4 estrelas, com quartos e suites de dimensões generosas, e muito confortável.



Muito bem inserido na vila, com uma componente desportiva importante ao nível do golfe e do ténis, bem como, no sector da saúde e bem estar, com um Spa muito agradável.



A piscina e o jacuzzi do spa, têm a particularidade de possuírem uma vista privilegiada para o Mosteiro da Batalha (Mosteiro de Sta. Maria da Vitória) e para a vila. 




O Spa, proporciona quer uma oferta ao nível de massagens - massagem de assinatura é a Villa Batalha - quer ao nível de uma componente estética, bastante alargada.

De referir, a eficiência e simpatia do staff sempre disponíveis para ajudar em qualquer circunstância.




Aproveite, ainda para desfrutar de uma refeição no restaurante do hotel, bebendo um vinho da região da Adega Cooperativa da Batalha que iremos adiante fazer referência.


&


Hotel Mestre Afonso Domingues/
Restaurante "Vintage"




Situado Junto ao Mosteiro de Sta Maria da Vitória, este pequeno hotel de 22 quartos (entre eles 2 suites), goza de uma excelente localização e de um bom restaurante e bar terrace, com uma vista privilegiada sobre este monumento encantador.



O hotel herda o edifício de uma antiga Pousada de Portugal, tendo sido redecorado e onde foram introduzidas novas facilidades adequadas aos dias de hoje.



O restaurante "vintage", com o seu excelente terraço, é um local top da vida gastronómica e cultural da Vila da Batalha.

Aqui poderá desfrutar de pratos típicos Portugueses, entre várias especialidades de Bacalhau e de Bifes. 









O restaurante apresenta ainda para além dos vinhos da Batalha, um menu variado ao nível das várias regiões, desde Douro ao Algarve.

&


Depois de provar e ficar agradavelmente surpreendida com o Real Batalha, vinho tinto 2011, nos estabelecimentos hoteleiros e de restauração locais, decidimos ir conhecer a Adega Cooperativa.




Desde de 1959 que esta Adega trabalha com paixão representando mais de 85% da produção vinícola do concelho da Batalha. Situa-se na região da Alta Estremadura, cuja a paisagem diversificada, o solo e clima temperado influenciam largamente a produção agrícola.









"Vinhos com História" é slogan destes vinhos originais por onde conhecemos também factos pitorescos da história de Portugal. 








& 
Uma das atrações da vila são as suas boutiques de artesanato e de produtos genuinamente Portugueses. 






Casa Trovão, situada junto ao Mosteiro, é um excelente exemplo, de uma loja de artesanato e de tradições, com mais de 50 anos de história.



Desde de 1996 que, Joana Trovão, decidiu integrar a cortiça no negócio.



 Esta boutique tornou-se, assim, num centro de exposição e venda de inúmeros artigos feitos com este material, desde malas, sapatos, bijouterias,...










É sem dúvida, o orgulho de vender o que é Português.

&


Os nossos agradecimentos a todos os que nos apoiaram nesta visita e reportagem sobre a Vila da Batalha.




ESPECIAL VERÃO

 AÇORES/AZORES
ILHAS DE S. MIGUEL E PICO


NOTA: Embora a nossa sugestão dos Açores - ilhas de S. Miguel e Pico - seja apresentada para os meses de agosto e setembro, gostaríamos de salientar que à semelhança de outros destinos, o mês de agosto é sempre um mês muito mais complicado em termos de disponiblidades, quer do transporte aéreo, quer dos hóteis, quer dos rent-a-car...

A nossa experiência ao longo dos anos nos Açores demonstra-nos que a 1ª quinzena de agosto está cada vez mais lotada nestas duas ilhas. Assim sendo, se puder optar por outra altura do ano como por exemplo, junho, julho ou setembro será preferível.





Constituído por 9 ilhas de origem vulcânica arquipélago dos Açores, situado no meio do Oceano Atlântico, entre a Europa e América, ocupa uma área total de 2.333 Km2.

As ilhas dividem-se geograficamente em 3 grupos diferentes: Oriental (onde fica a ilha de S. Miguel juntamente com ilha de Sta. Maria) Central (onde fica a ilha do Pico, juntamente com as ilhas da Terceira, S. Jorge, Graciosa e Faial) e Ocidental ( com as ilhas das Flores e Corvo).

S. Miguel é a maior ilha dos Açores, onde reside a maior parte da população e, é também economicamente falando, onde se concentra o maior desenvolvimento. É de resto, uma ilha lindíssima e com uma variedade de paisagens arrebatadora.


ILHA DE S. MIGUEL


Na visita a esta ilha contamos com a colaboração da rent-a-car Ilha Verde, à qual agradecemos a gentileza.
http://www.ilhaverde.com





S. Miguel sendo a maior ilha do arquipélago é composta por 6 concelhos: Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande.




A capital dos Açores e da ilha de S. Miguel é Ponta Delgada, que foi elevada a cidade por carta régia em 1546, após Vila Franca do Campo, a primeira capital da ilha ter sido devastada pelo terramoto de 1522.

Com 5 séculos de história, o concelho de Ponta Delgada é, desde sempre, o maior município açoriano e onde se conjuga desenvolvimento, modernidade com a preservação do património arquitectónico, tradições populares e beleza paisagística.

Em pleno século XXI, Ponta Delgada é uma cidade virada para o mar, com um comércio bastante diversificado, com cafés, esplanadas e alguns bons restaurantes com pratos e produtos típicos da região.



S. Miguel é, de resto, uma ilha com uma diversidade e beleza paisagística ao longo de todos os seus concelhos, de um ambiente inigualável (a paisagem verde, o azul do mar e a sua origem vulcânica), e onde não faltam maravilhosas lagoas. 




Na cidade de Ponta Delgada, para contrastar com os vários e grandes hotéis, a maioria pouco sedutores, sugerimos uma unidade pequena, de charme, situada na zona histórica, junto ao museu Carlos Machado, inserida num imóvel do séc. XIX, La Nina Guest House.

http://www.lanina-gh.com/index.php







Se a sua preferência for por hotéis maiores, então a nossa sugestão vai, claramente, para o Hotel Marina Atlântico, de 4 estrelas, situado mesmo em frente à marina de Ponta Delgada.



Com equipamentos atuais e muito confortável, esta unidade hoteleira pela sua excelente localização e bom serviço, irá certamente proporcionar-lhe uma boa experiência nesta cidade.





Ao nível da restauração a nossa sugestão vai para o restaurante S. Pedro, situada na zona histórica da cidade junto á igreja de S. Pedro e à marginal de Ponta Delgada.


Os seus anfitriões João Chaves e Ilidio Melo irão certamente proporcionar-lhe um atendimento descontraído mas simpático. 





Ao jantar a atmosfera é particularmente agradável.
O menu é variado onde os pratos de carne são certamente uma excelente opção.

Para os almoços e, sobretudo, ao nível do Peixe e Marisco recomendamos o restaurante Mariserra, com uma bonita vista para o mar e situado no prolongamento da marginal de Ponta Delgada.

Saímos de Ponta Delgada, aproveitamos as novas vias rápidas, e em 15 minutos estamos num dos locais mais "In" na costa sul da ilha de S. Miguel, a Caloura, conceituada pelo seu micro-clima.



http://www.calourahotel.com/

Aí, o nosso destino e proposta de alojamento é incontestavelmente o Caloura Hotel Resort. Reconhecido por GB, Collection, desde do 1º Vol. da obra Luxo e Charme na Hotelaria em Portugal, como um dos hotéis mais interessantes dos Açores.



Quartos e terraços sobre o mar e sobre uma linda baía, uma piscina de generosas dimensões, bonitos jardins, restaurante e snack bar panorâmicos, o que desejar mais para umas férias relaxadas?



Ano após ano visitámos e experimentamos novas valias deste hotel, onde nos sentimos confortavelmente "em casa", dado atendimento caloroso do seu staff.




Este ano tivemos oportunidade de experimentar o novo Menu, que será oferecido brevemente aos clientes, bem como a sua nova carta de vinhos.

Sugerimos de entrada uma morcela com leque de maçã verde ou um bolo levedo com queijo Brie e Nozes.




No Peixe, não deixe de experimentar o trio de filetes de abrótea com citrinos (numa dose generosa) e na Carne, os Medalhões de porco grelhados com jus de angelica.




Partimos com vontade de ficar mas sabemos que tal como para muitos outros clientes, é apenas um até breve!

Seguimos pelo sul da ilha de S. Miguel, e a nossa próxima paragem, obrigatória, (dizemos nós), é uma localidade chamada Furnas.





As Furnas são, efetivamente, uma zona de grande tradição turística na ilha de S. Miguel, um local emblemático com a sua famosa lagoa e respetivas caldeiras.



É, precisamente nas 
Furnas que fica um dos hotéis mais conceituados dos Açores, o Terra Nostra Garden Hotel.



A funcionar desde de 1935, o hotel passou ao longo de décadas por várias ampliações e renovações, a mais recente em 2013. 



O TNGH ganha, desta forma, um novo posicionamento, com up grade para 4 estrelas e todos os confortos do luxo atual. 



O prestígio desta unidade hoteleira não é alheio ao Parque Botânico onde está inserido e à espetacular piscina termal que lhe pertence.
Trata-se de uma envolvência rara no, não menos mítico, Vale das Furnas.
De salientar, entre outros, o excelente restaurante do Hotel com um serviço de grande categoria.




Esta é, de resto, uma unidade hoteleira muito especial para GB, Collection, selecionada desde do 1º Volume na obra Luxo e Charme na Hotelaria em Portugal/ Luxury and Boutique Hotels In Portugal




Seguimos para costa norte, em direção à cidade da Ribeira Grande. 



Aqui optamos pelo Restaurante Alabote. 
Com uma fantástica vista para o mar e com uma excelente esplanada, o Alabote é uma seleção GB, Collection, desde do 4º Vol. do livro Luxo e Charme na Hotelaria em Portugal.


Foto de ANA JANEIRO, gentilmente cedida por ALABOTE

Aqui sugerimos uma entrada de Cocktail de Camarão ou umas Lapas Grelhadas. Como prato, que tal um Bife à Micaelense ou uma Telha de Peixe com Gambas?
Como vinho a nossa sugestão vai para Monte da Peceguina, tinto ou branco.



ILHA DO PICO





A Ilha do Pico é a 2ª maior ilha do arquipélago em km2 mas em, praticamente, tudo distinta de S. Miguel, desde logo, pelo nº reduzido de população bem como pelo seu grau de desenvolvimento económico e turístico.



Dadas as potencialidades naturais desta ilha, com a montanha mais alta de Portugal e com um Parque Natural constituído por várias reservas naturais e áreas protegidas, GB, Collection optou este Verão de 2014 por lhe conferir destaque especial.

O Parque Natural do Pico dado a sua singularidade tem vindo a receber inúmeros prémios, tendo sido considerada pela BBC Travel, como uma das 5 melhores ilhas secretas do mundo.


A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, testemunho cultural extraordinário, integra a lista do Património Mundial classificada pela UNESCO desde 2004.




A ilha do Pico, com cerca de 14,150 habitantes (Censos 2011) é composta por 3 Concelhos: Madalena, S. Roque do Pico e Lajes.

GB, Collection esteve em todos concelhos e tem sugestões para si.







ESPECIAL DESTAQUE, desde logo, para a Rent-A-Car, Azores Travel que nos prestou através do seu staff Senhor Simão Sousa e  Senhora Ana Silva um apoio incondicional na visita a esta ilha.



A Casa do Ouvidor, ilha do Pico

Após a chegada ao Pico, o nosso primeiro destino foi o concelho de S. Roque e a nossa escolha de alojamento A Casa do Ouvidor,um bom exemplo do turismo em espaço rural que abunda nesta ilha




Com uma vista total sobre a ilha de S. Jorge e sobre o Oceano, A Casa do Ouvidor dispõe 3 unidades de alojamento, de tipologias T2, totalmente equipadas, designadas por Casa Mar, Fogo e Terra, concebidas a partir da recuperação de imovéis antigos. 

Ideal para famílias e grupos de amigos. Aqui estará como numa casa particular e, como tal, com serviços reduzidos ao mínimo. 


Tal como em outros alojamentos do género,  possuir um carro de aluguer é absolutamente essencial, pois para além de não servirem refeições está distante a pé de qualquer restaurante ou super mercado.

Aproveite para desfrutar da bonita piscina e da bela vista.



No dia seguinte a nossa direçao é o concelho das Lajes.

Aqui GB, Collection está em condiçoes de lhe sugerir duas propostas distintas:

Por uma lado, para tomar uma refeiçao ou um copo o Espaço Talassa, inserido na temática - Mar, Baleias e Golfinhos.





Um espaço avec un touche Français, muito pitoresco e com umas sobremesas fabulosas. Nao deixe de experimentar o bolo de chocolate.




Para ficar alojado, sugerimos, a Aldeia da Fonte, Fonte Resort. É sem dúvida, a unidade de alojamento mais completa, com mais variedade de serviços na ilha do Pico, para além da sua beleza arquitéctonica  enquadramento paisagistico.

http://www.aldeiadafonte.com/en/hotel-rooms.html




Um verdadeiro resort na natureza, com múltiplos espaços para relaxar e usufruir do mar em toda a sua plenitude. 




Possui, aliás, acesso direto ao mar para além de uma piscina de água salgada.




A Aldeia da Fonte, disponibiliza 6 casas, num total de 40 quartos (8 suites e 16 estúdios).





O restaurante do resort é, justamente, um dos mais afamados da ilha oferecendo quer uma comida oriental e de fusao, quer pratos de peixe tradicionais da ilha.
O serviço é muito acolhedor e simpático.

Nos últimos dias na ilha do Pico GB, Collection esteve a conhecer o concelho da Madalena, provavelmente o mais "cosmopolita" da ilha com barcos diretos á ilha do Faial durante todo o dia.

Aqui optámos por uma proposta de alojamento mais convencional, o Hotel Caravelas, mesmo em frente ao porto da Madalena.

Trata-se, efetivamente, de um hotel standart ideal para quem deseja um local confortável para dormir, dentro dos parâmetros de um hotel de 3/4 estrelas. É aliás, o único deste género na ilha.

Nao possuindo o hotel restaurante terá vivamente que experimentar as propostas de restauraçao locais e que neste concelho, sao mais fáceis de encontrar.


Vista a partir do Restaurante A Parisiana


A nossa primeira opçao foi o restaurante  A Parisiana, com a sua belissima esplanada com vista para a ilha do Faial.


Na esplanada do restaurante A Parisiana

Trata-se de grande restaurante mas com propostas gastronómicas que vao, diariamente, desde dos buffets, aos grelhados na brasa e aos mariscos frescos e tipicos da ilha, como sejam as cracas ou as lapas grelhadas.

O seu anfitriao, Senhor Jaime Matos faz as honras da casa com a simpatia genuína de um "Picaroto" (nome dado a quem nasceu na ilha do Pico).


& 

Em julho voltamos a Portugal, a este País com uma costa Atlântica excecional. Ideal para as suas férias de Verão!





E a nossa sugestão vai precisamente para o mais afamado Resort situado na zona Oeste - Terra de Vinhedos e de Mar - a norte de Lisboa, mas bem próximo da capital





Praia d`El Rey Marriott
Golf & Beach Resort
(cerca de 100Km de Lisboa)





A chegada ao final da tarde ao Praia D`El Rey Marriott, Golf & Beach Resort, com um lindo pôr do sol é, desde logo, um encontro perfeito com a natureza e o mar.

Uma sensação de paz apodera-se de imediato do corpo e da alma e só apetece ficar ali, a ouvir o barulho das ondas e do mar em todo o seu esplendor.





Estamos ali num grande resort, num bom hotel de 5 estrelas, onde se advinha um fim de semana agradável.



A oferta de desportos e atividades é múltipla, quer no hotel e resort quer na região: desde do golfe, ao mergulho, à pesca, ao futebol...provas de vinhos, visitas ao património histórico cultural e património da biosfera. (Classificado pela UNESCO).




Dotado de 177 quartos com terraços e varandas, o hotel, de imediato seduz pela sua situação em cima do mar e pela sua bela piscina. Pleno de todos os confortos característicos de um hotel de 5 estrelas, a sua dimensão não impede, no entanto, atenção e simpatia do staff.






Na gastronomia destaque para o restaurante à la carte - ROMY - com pratos de peixe de excelente qualidade e com um serviço muito simpático.




O Hotel também propõe diariamente um jantar buffet temático, que também se recomenda.  
















Para que o relaxe seja total não podia faltar um Spa e alguém que saiba cuidar de si.
Sem uma decoração extraordinária, surpreendeu-nos, no entanto, pela qualidade dos tratamentos e das terapeutas que é, incontestavelmente, o mais importante.

A nossa opção, e que se recomenda vivamente, foi para um Ritual Elemis - Absolute Spa Ritual, composto por um ritual de rosto (Pro-Collagen Quartz) e massagem corporal completa. São 120 minutos que o/a farão sentir-se como novo (a)!



Este é um Hotel, um Resort, uma Região para serem desfrutados com tempo, por isso, opte por ficar alguns dias, e não só conheça mas usufrua de um local que pode ser verdadeiramente inspirador.









Em Abril, Maio e Junho partimos à descoberta das novas tendências do Luxo e Charme na Hotelaria Parisienses....

Veja tudo nas páginas das Sugestões França/Paris


LISBOA - PORTUGAL


Lisboa está na moda, tem ganho prémios e distinções. A gastronomia e os vinhos, a simpatia e a hospitalidade dos habitantes, o clima e o património cultural são pontos de partida para uma visita à capital Portuguesa.





A nossa sugestão para o mês de junho, recai sobre um hotel na Baixa Lisboeta



HOTEL PORTUGAL

http://www.hotelportugal.com/hotel-overview.html





Aberto no início de 2014, o Hotel Portugal é a mais recente coqueluche do grupo proprietário do Hotel Mundial, com larga experiência na hotelaria em Lisboa.

Com 53 quartos e suites, onde predominam os dourados, os azuis e os brancos, este é um hotel inspirador da alma Portuguesa.






O seu logotipo com o coração de Viana traça-lhe a raça Lusitana. 

O Nome, Hotel Portugal, rebusca-lhe as raízes.







A mestria da conceituada Decoradora, Cristina Santos Silva, teve a ousadia de trazer para o interior desta unidade hoteleira diversos elementos característicos da cidade de Lisboa, como sejam, os azulejos tipicamente portugueses, conjugando modernidade, conforto e tradição.





De resto, o Hotel Portugal dada a sua localização junto ao Hotel Mundial, proporciona aos seus clientes um acesso privilegiado ao excelente restaurante, Varanda, embaixador da gastronomia e do bem servir Português. 


Com uma vista singular sobre a baixa Lisboeta, poderá desfrutar neste espaço de pratos flamejados, confecionados  em frente ao cliente.
A nossa escolha de sobremesa não poderia deixar de ser os famosos crepes suzette

Na Primavera/Verão o Rooftop Bar, contrasta numa onda moderna, com gente gira e muita música e uma vista deslumbrante.


A não perder!



&

 Como tal,no mês de Março iremos distinguir um hotel de charme muito especial nesta Cidade


CASA BALTHAZAR





Romântico, Exclusivo, Clássico


Uma Casa particular de 1882, situada em pleno centro histórico da Baixa-Chiado, perto do Largo do Carmo, é o mote de chegada para este tesouro reservado apenas a alguns.

Tendo aberto em 2012 como alojamento de charme, evoluiu dos 6 quartos iniciais para os atuais 12. 

Trata-se, no entanto, de uma casa invulgar, com pátios, jardim, piscina, jacuzzi, recantos, salas e terraços com vista...rodeada de peças de arte, móveis antigos...com um conjunto de simbolismos que nos remetem para outros tempos...

Na realidade, a casa foi adquirida por Balthazar Roiz Castanheiro, fundador da histórica Confeitaria Nacional e desde então pertence á mesma família há 5 gerações.

A ligação á mais famosa Confeitaria de Lisboa é portanto intrínseca e constante. Não se admire, por isso, que o seu  belíssimo pequeno almoço seja servido no seu quarto, com os mais diversos bolos confecionados nesta tradicional casa Lisboeta.

A Confeitaria Nacional, na Praça da Figueira, ao lado do Rossio, é, de resto, paragem obrigatória e sugerida a todos os visitantes e, naturalmente, aos ficam hospedados na Casa Balthazar. Aproveite, para desfrutar o seu almoço neste espaço emblemático, com o sabor de Lisboa.

Detalhe importante, deste charmoso boutique hotel: todos quartos são verdadeiras suites com kitchenettes totalmente equipadas. De resto, o conforto é total, com bons equipamentos e com internet gratuita em todas as zonas da casa.

Estamos perante a verdadeira casa de um amigo em Lisboa, clássica e descontraída, moderna e chic.

Um verdadeiro refúgio á altura daqueles que o souberem usufruir.




























Em Fevereiro voltamos á cidade mais Cool da Europa - Lisboa
e selecionamos para si um grande hotel


Corinthia Hotel Lisbon


Sobriedade,serviço e muita elegância...





Depois de um dia extenuante de trabalho, decidi deixar para trás todo o bulício da cidade e rumar em direção ao Corinthia Hotel Lisbon.

Faço o "check-in" num balcão privado destinado aos pisos executivos, o elevador leva-me ao 23º andar, a uma suite executiva com uma vista colossal sobre o Aqueduto das Águas livres e ao Parque Natural de Monsanto. 

Entro no quarto, a bagagem chega logo de seguida, rapidamente,  apercebo-me que estou num verdadeiro hotel de 5 estrelas.

Na sala da minha suite espera-me um Vip de Boas Vindas, com uma degustação de pratos doces e outro de salgados, uma garrafa de vinho tinto e um cartão com votos de excelente estadia, por parte do diretor geral.

Visto o roupão e opto por desfrutar de um banho com gel e shampoo da marca ESPA, ao som de MOZART e com um incenso de fragrância de limão. Sim, todo este mundo de sensações estava na minha suite privativa.

De seguida, experimento o colchão, agarro nas almofadas que escolhi e adivinho uma noite de sono revigorante.

De entre os 518 quartos, 76 são quartos executivos/suites e estão situados nos últimos andares do prédio do hotel. Por este facto, têm direito ao Executive Club Sky Lounge, um espaço amplo no 24º andar, onde o pequeno almoço pode ser tomado com uma vista magnífica sobre Lisboa.

O dia está frio e ventoso e opto por ficar a desfrutar do meu Oásis dentro de Lisboa. Nada melhor do que o Longevity Medical Spa, luxuoso, num conceito integrado que visa o reequilíbrio físico, mental e emocional. Vou experimentar quer um ritual de rosto e corpo Elemis quer uma massagem  relaxante de Assinatura Longevity.

As áreas húmidas do Spa inspiram-se nas antigas tradições dos banhos e oferecem uma experiência sensorial de desintoxicação, limpeza, revitalização e relaxamento completo.

Os clientes do hotel têm, ainda, ao dispor uma enorme piscina interior aquecida e um solário exterior.

Local obrigatório no hotel é o Tempus Bar, um local onde em certos dias da semana se deliciará com noites animadas ao som do piano, acompanhados pelos simpáticos "bar-men" de serviço.

No restaurante Típico, um buffet com uma variedade de pratos quentes e frios, entre sabores da cozinha Mediterrânica e Internacional, proporcionam uma boa experiência gourmet, acompanhada por uma carta de vinhos equilibrada. Optamos, por um vinho Tinto do Douro!

O Corinthia Hotel Lisbon, é na realidade um grande e elegante hotel, onde nos podemos sentir sobriamente num mundo á parte, onde cuidam de nós e onde só saímos, mesmo, porque temos que partir...




VIP de Boas Vindas


Quarto Executivo



Executive Club Sky Lounge













Longevity Spa




Acqua Sensations in Longevity Spa











Acqua Sensations in Longevity Spa







Terrace Lounge, a funcionar no Verão.


Em Janeiro, a nossa sugestão vai....


Real Abadia
Congress & Spa Hotel

ALCOBAÇA






Situado perto da cidade de Alcobaça, na zona dos capuchos, na sub-região do Oeste, da região Centro, este hotel de 4 estrelas inaugurou em Abril de 2013, incorporando plenamente o ambiente cultural que envolve esta cidade.

O marco desta cidade e a inspiração deste hotel é, sem sombra de dúvidas, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, classificado, desde de 1989, como património da UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal.

Este magnífico monumento é uma pérola da arquitectura gótica portuguesa e constitui motivo para inúmeras visitas. Aqui repousam eternamente  nos respetivos túmulos, o rei D. Pedro e Inês de Castro, pairando no ar a história deste amor trágico.

E são todas as histórias e tradições desta região, que o Real Abadia trouxe para dentro de portas, consagrando cada um dos seus 32 quartos a um tema próprio, entre eles 4 suites.

A nós coube-nos um dos quartos inspirados nas Chitas de Alcobaça, que se destacam, entre outros, como o da doçaria conventual, o da música tradicional, o da maçã, do Cristal ou da Ginja de Alcobaça...

O Hotel está rodeado por jardins com uma bonita vista para a Serra e possui uma linda piscina exterior.

Adopção de práticas sustentáveis é um dos pontos de honra do hotel, tendo obtido o Rótulo Ecológico Europeu.

O hotel detém um Spa e uma bonita piscina interior, sendo possível usufruir de diversas massagens e tratamentos. 
O tratamento de assinatura é o Real Abadia Aromatic Massage, que consiste numa massagem enérgica de corpo com óleo de amêndoas doces seguido de massagem com pindas (tecidos de linho preenchidos com plantas aromáticas, colhidas no jardim do hotel.



piscina exterior

jardins e piscina exterior


O quarto que nos estava reservado, inspirado nas Chitas de Alcobaça



Detalhe quarto
Detalhe quarto











Piscina interior e Spa




Detalhe do SPA